You are currently viewing Gateway de Pagamento: O que é e como funciona?

Gateway de Pagamento: O que é e como funciona?

Você provavelmente já deve ter ouvido o termo Gateway de pagamento quando o assunto é e-commerce e nós estamos aqui para te responder essa pergunta.

O gateway de pagamento é uma interface que viabiliza as transações financeiras dentro do ambiente de loja virtual. Através dos gateways de pagamento, o cliente insere os dados do cartão e os mesmos são enviados às operadoras financeiras para a confirmação dos dados e do limite de compra, caso as informações estiverem corretas e o limite estiver disponível a compra será aprovada e finalizada dentro do ambiente da loja virtual.

É importante destacar que essa modalidade não recebe o pagamento, uma vez que é responsável pelo transacionamento de valores entre as instituições bancárias e de crédito e o e-commerce.

Os Gateways de pagamento apresentam uma maior variedade de bandeiras disponíveis aos clientes, mas é preciso ter contratos com cada operadora. Os gateways cobram taxas, que devem ser avaliadas pelo empreendedor.

Os gateways de pagamento conferem uma maior segurança para o e-commercer, segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE, de 2016 para 2017, houve um aumento de 5,6 pontos percentuais de domicílios que utilizavam internet no Brasil. Segundo o estudo, o serviço de acesso a web chega a três de cada quatro lares no país.

No entanto, uma barreira que ainda precisa ser quebrada são as questões de segurança que envolvem uma compra no e-commerce, uma vez que muitos usuários ainda não se sentem confiantes e preferem comprar nas lojas físicas. Com o gateway de pagamento, os dados do seu cliente estarão protegidos por firewalls avançados e sistemas de criptografia de dados.

Outro ponto a se destacar é ter uma conexão com sistemas antifraudes instalados na plataforma, pois é um aspecto importante que agrega mais proteção à compra, inclusive para o lojista. Com o gateway de pagamento, é possível realizar análises em todos os pagamentos e evitar possíveis casos de fraude, cartões roubados e clonados.

Um bom Gateway ajuda a aumentar as conversões dentro do seu site, o momento do checkout é um ponto crucial do processo de compra, pois a taxa de desistência é alta.

E é exatamente por esse fator que ter um gateway ajuda no aumento das taxas de conversão. Visto que ele conecta diretamente o e-commerce com os bancos e as operadoras de cartão, o cliente não precisa ser redirecionado para outra página.
Além disso, essa interface de pagamentos online tem uma grande adaptabilidade para qualquer tipo de processo de checkout e cobrança. Portanto, o cliente dispõe de mais opções para concluir a compra e, assim, contribuir para o aumento da taxa de conversão do negócio.

Um exemplo de gateway de pagamento é a Mundipagg é uma empresa que oferece soluções de pagamentos online. Sua proposta principal é possibilitar que os gestores foquem no negócio ao possibilitar pagamentos rápidos e simples.

A empresa é relativamente nova, visto que começou a atuar no mercado em 2012 como uma startup. A Mundipagg tem integração com diversas plataformas, ERPs, agências e plugins, fator essencial para quem deseja uma plataforma de e-commerce robusta e eficiente e é um de nossos parceiros nas entregas de lojas virtuais 100% integradas e eficientes.

Venha desenvolver a sua loja virtual com a E2Day, garanto que não irá se arrepender, entre em contato com a gente para saber mais.

Compartilhe este post