You are currently viewing Dicas para automatizar a sua loja virtual

Dicas para automatizar a sua loja virtual

  • Post author:
  • Post category:Dicas

Sabemos que quanto mais rápido e melhor for o atendimento dentro da loja virtual maior será a chance do cliente voltar a comprar e até mesmo se fidelizar. Pois todo cliente quer além de um produto bom ele quer uma experiência inesquecível, por esse motivo aqui estão algumas dicas que irão te ajudar com a automação de serviços e processos do seu e-commerce para tornar as suas atividades muito mais organizadas e eficazes.  

1. Tenha um bom sistema de ERP

Gerenciar um negócio online pode ser um tanto quanto desgastante, assim é necessário otimizar o fluxo de trabalho da sua loja virtual.

Para iniciar o processo de expandir o seu e-commerce o ideal é automatizar o seu negócio, para isso é necessário ter um bom sistema ERP.

Com ele será possível administrar todo o seu fluxo de trabalho em um único lugar, facilitando tarefas repetitivas como, por exemplo, impressão de etiquetas e informações de rastreamento.

Imagine receber vários pedidos e aplicar manualmente os detalhes de cada um deles à transportadora. Isso sem levar em conta que após os pedidos você precisa imprimir etiquetas de envio e verificar diariamente se há um número de rastreamento e adicioná-lo manualmente ao seu mercado. Outra etapa extremamente importante é informar seu cliente. 

É possível perceber que o sistema de vendas tem várias etapas e a maneira mais efetiva de realizar é com a utilização de um sistema de ERP eficiente que fará integração com todos os seus canais de vendas, assim você não precisará adicionar nenhuma informação dos pedidos manualmente.  

2. Atendimento rápido ao cliente

Todos sabemos que o sucesso de uma loja online depende da sua reputação, assim como os compradores não têm acesso ao produto físico não podendo tocar e/ou experimentar o produto antes de comprá-lo, as avaliações e comentários dos mesmo são extremamente importantes para a tomada de decisão.

Assim, se você conseguir realizar um atendimento perfeito aos seus clientes mesmo online, isso irá atrair novos compradores. Assim certifique-se de que sempre será possível dar um atendimento excepcional aos seus clientes. Busque não automatizar o atendimento para que o contato humano não seja perdido já que todo o restante do processo de compra é totalmente automatizado.

O atendimento ao cliente é muitas vezes um dos fatores decisivos no processo de compra, então o atendimento deve ser excepcional e a melhor maneira é ter tempo suficiente para se dedicar a eles.

Além disso é de extrema importância oferecer mais de um canal de atendimento ao seu cliente, assim instale em seu site o botão do whatsapp ou um chat para que o atendimento ao cliente seja o mais rápido possível, afinal o cliente não pode esperar além disso esteja presente também nas redes sociais, pois assim fortalecerá o relacionamento com os clientes . 

Você pode também instalar em seu e-commerce, os chatbots, onde você pode programar respostas para oferecer um primeiro contato ao cliente, porém sempre com um suporte humano acompanhando para tirar dúvidas que venham a surgir durante o atendimento.

3.Ter todos os fornecedores em um só lugar

Geralmente uma loja que tem vários fornecedores,  provavelmente alguma vez já teve dificuldades para obter informações deles ou demorou para encontrá-los. Ou até mesmo o envio de diferentes e-mails com pedidos para diferentes fornecedores acabarem te consumindo muito tempo. Dessa forma você pode utilizar o próprio sistema de ERP ou algum outro sistema que permita adicionar um número ilimitado de fornecedores. Pois assim, será possível enviar os pedidos de compras diretamente para o seu fornecedor.

Você poderá preencher seus dados de contato – nome e endereço de e-mail -, para que os pedidos múltiplos saibam para onde enviar seus pedidos de compra e faturas. Essa otimização do fluxo de trabalho do e-commerce ajuda a atender pedidos muito mais rápido. 

 4.Acompanhe cada compra 

As avaliações  e comentários são muito importantes em uma loja virtual. É primordial que a sua loja online tenha uma boa reputação. E por esse motivo que você deve manter contato com o cliente mesmo depois de ele ter recebido o pedido. 

Primeiramente pergunte se gostaram da sua mercadoria e se a entrega correu bem. Depois, peça educadamente que deixem um feedback sobre a sua loja. A melhor maneira de fazer isso é enviando e-mails automatizados. 

Criar um e-mail automatizado com pesquisas incluídas é a solução mais eficaz em termos de tempo para coleta de feedbacks. Lembre-se de que as avaliações afetam suas vendas. Automatizar esse processo ajuda a ser uma loja online escalonável.

Seguindo essas dicas você conseguirá otimizar os processos da sua loja virtual deixando eles mais práticos e organizados e a tecnologia nos ajuda nessa tarefa, além de trazer diversas outras vantagens para o seu negócio.  

Agora que já te demos o caminho das pedras coloque essas dicas valiosas em prática e veja o crescimento do seu negócio!

Compartilhe este post