Provavelmente você já se perguntou qual é o melhor método de pagamento que você deveria inserir em seu site e nós da E2day vamos te ajudar a sanar essa dúvida.
No entanto uma coisa é certa, quanto mais formas de pagamento você aceitar melhor será, pois assim, você dará a escolha ao cliente a chance de escolher qual forma de pagamento é mais conveniente a ele e assim evitará os famosos carrinhos abandonados. Vamos la!
1 – Boleto bancário
Ainda bastante utilizado, o boleto é uma opção ótima para quem não dispõe de cartão de banco ou simplesmente quer fazer o pagamento da compra em dinheiro. Como vantagem, ele permite um maior desconto à vista e libera o pagamento em poucos dias. A desvantagem dele é que o cliente pode desistir da compra e simplesmente não efetuar o pagamento.
2 – Cartão de crédito
O e-commerce fez o uso dos cartões de crédito aumentar. É uma opção rápida e que muitas vezes já fica com os dados salvo no seu computador ou celular, facilitando a compra. Uma outra vantagem além da facilidade, é que ele permite o parcelamento das compras. É sempre importante o lojista avaliar as taxas cobradas pelo cartão, e os prazos de pagamento, antes de aceitar a bandeira no negócio. Mas, é claro, quanto mais opções aceitas, melhor.
3 – Cartão de débito
Com a mesma vantagem do desconto de pagamento à vista, o cartão de débito deve estar entre as melhores opções para o lojista, já que o pagamento entra quase imediatamente. Ele também diminui a chance do cliente pedir reembolso da compra.
4 – Transferências
Essa é uma opção bastante rápida de pagamento e não traz custos ao lojista. Feita diretamente entre o cliente e o banco, seja através de TED, DOC ou, mais recentemente PIX, as transferências são rápidas e práticas.
5 – Gateways
Através de gateways de pagamento, o cliente insere os dados do cartão e são enviados às operadoras financeiras para confirmar o limite de compra. É uma modalidade que traz mais variedade de bandeiras disponíveis ao cliente, mas é preciso ter contratos com cada operadora, o que requer tempo. Os gateways cobram taxas, mas que devem ser avaliadas pelo empreendedor se elas valem a pena ou não para o negócio.
Quando se dá opções aos clientes ele dará preferência por finalizar a compra online na sua loja. Muitas vezes, o cliente acaba saindo de uma loja para outra, e de um anúncio para o outro, simplesmente porque eles não apresentavam as opções de pagamento que são convenientes para a sua necessidade. E muitas vezes ele pode até pagar mais por isso. Com opções variadas de pagamento, o seu negócio passa a estar mais presente nos marketplaces e como consequência acaba por vender mais.
Agora que você já conhece todas as formas de pagamento que você pode disponibilizar aos seus clientes, certifique que seu site ou a plataforma que você escolheu tenham todos esses e não perca mais nenhuma venda.