A cada dia que se passa o mercado se torna mais competitivo, o que é natural e isso faz com que diversas dúvidas apareçam, e uma das principais é como fazer a precificação dos produtos na sua loja.
Entre as principais dúvidas estão como definir os preços dos produtos? O que devo levar em consideração para precificar? Devo colocar preços mais baixos ou igual ao meu concorrente ? E será que estou tendo resultados positivos vendendo a esse preço?
Visando responder todas essas dúvidas, desenvolvemos esse conteúdo, aqui você vai entender o que é e como precificar seus produtos.
O que é precificação de produtos?
Precificação é o processo de definição do valor monetário a ser cobrado do cliente por um produto, mercadoria ou serviço.
Trata-se de uma variável fundamental ao funcionamento de todo tipo de negócio.
A precificação deve ser equacionada de forma a proporcionar retorno positivo à empresa e a seus investidores e garantir, ao mesmo tempo, a competitividade do negócio e a satisfação do cliente.
Para tanto, deve considerar aspectos internos (custo da mercadoria, gastos indiretos, despesas administrativas, etc.) e externos (impostos, concorrência, crises econômicas, regimes tributários, etc.).
Preço x Valor: qual a diferença?
O preço é definido pelo mercado, enquanto o valor é determinado pelas vantagens que o produto ou serviço pode trazer para você, ou seja: preço é a quantidade de dinheiro que você paga por um produto e o valor não é expresso em números, mas tem a ver com sua experiência como usuário dele.
Passos para fazer a precificação de um produto
Calcule o Markup – Em primeiro lugar, você deve calcular o markup – também conhecido como índice ou taxa de marcação. Esse é um marcador obtido a partir de uma conta envolvendo os custos fixos, variáveis e a margem de lucro pretendida.
Custos fixos
Custo fixo é um gasto que se mantém igual independentemente da quantidade de produtos ou serviços vendidos – por isso recebe este nome. Quer a empresa venda mais, quer a empresa venda menos, os custos fixos permanecem os mesmos.
Custo variável
Custo variável são aqueles que mudam à medida que um produto é produzido ou vendido. São eles os impostos sobre os produtos e o preço de compra de cada um .
Margem de lucro
A margem de lucro é a porcentagem que se espera ganhar sobre o preço de cada venda. Não existe um valor certo ou errado, mas você pode tentar fazer uma aproximação a partir dos preços que a concorrência pratica.
No cálculo do markup é levado em consideração os custos fixos, variáveis e a margem de lucro. A fórmula para cálculo é a seguinte: 100/[100-(custo variável + custo fixo + margem de lucro)].
Defina o preço a partir do markup
Com o markut já definido, é possível calcular o preço de venda dos produtos. Para isso utilize o seguinte cálculo: Preço de venda = Markup x Custo da mercadoria.
Teste diferentes margens de lucro
Quando recomendamos os testes de lucros é para que você encontre o preço ideal de um produto. Para isso ela deve ser modificada a cada período para que você observe o número de mercadoria vendida a cada valor.
Faça os testes de lucro e anote que é importante fazer o mesmo em períodos iguais e pré-determinados, quantos itens foram vendidos e que geram maior receita.
Nem sempre o maior preço de venda vai te gerar a melhor receita, já que menos gente pode se sentir incentivada a comprar o produto por um valor elevado.
Estude o mercado
Esteja sempre atento ao mercado e principalmente à concorrência, é de extrema importância para saber se o seu produto está com preço competitivo ou não. E esse fator é importante também até mesmo para gerar promoções em sua loja.
Refaça o processo a cada ano
Manter seus preços atualizados é de extrema importância e isso deve ser feito pelo menos 1 vez ao ano.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer suas dúvidas.